terça-feira, 31 de janeiro de 2012

É um gato??

Me lembrei de um episódio que ocorreu nesse final de semana que passou, mas que acabei esquecendo de escrever no dia. Eu e a Marcela paramos em uma farmácia para comprar fralda para o Luca. Eu desci para comprar a fralda, enquanto que a Marcela e o Luca ficaram no carro. Acontece que fazia um tempinho que o Luca não mamava e também estava bastante calor. Quando chegamos na farmácia ele estava dormindo, mas logo acordou. Ele acordou "daquele jeito" berrando como poucas vezes eu vi (acho que de fome e de calor porque eu desliguei o carro e, consequentemente, desligou também o ar condicionado). Então a Marcela abriu os vidros do carro para ventilar um pouco dentro do carro.

Estava eu na fila do caixa da farmácia para pagar o pacote de fraldas, quando comecei (na verdade todos da farmácia) a ouvir os berros do Luca. Quando chegou minha vez de pagar, a atendente do caixa percebeu que eu estava olhando para fora da farmácia com certa apreensão e então me perguntou: "É um gato que está no carro?". A pergunta dela fazia sentido porque realmente os berros dele pareciam de um gato chorando. Eu respondi que não, que era meu filho mesmo. A atendente ficou toda sem graça e me pediu desculpas, mas eu falei que tudo bem, que não tinha problema.

Luca, é cada uma que você faz o papai passar hein...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Agradecimento aos que "curtiram" 1 mês de vida do Luca

Nesse post eu estou deixando registrado todos aqueles que "curtiram" a foto de 1 mês de vida do Luca no Facebook. É provável que quando o Luca crescer e tiver condições de ler esse blog já existam outras redes de relacionamentos "mais atuais" que o Facebook, assim como já ocorreu com o Orkut e outras. Talvez eu também tenha que explicar para ele o que significa o "curtir". Existe ainda a possibilidade de ele ficar com vergonha pelo fato dos outros o chamarem de velho dizendo que ele "ainda é da época do Facebook". Mas isso tudo só saberemos daqui alguns anos... De qualquer forma, obrigado por todos aqueles que se lembraram do Luca!!!

- Waldomiro Martins Neto
- Douglas Minoru Okamoto
- Anete Fidelis
- Nati Vilela
- Marianne De Oliveira Costa
- Fabio Costa
- Daniel Ribeiro de Castro
- Juliana Acchar
- Alexandre Gonçalves de Souza
- Fabrício Nogueira
- Candice Tesch Queen
- Rogerio Luis Hirata
- Gustavo S. Ribeiro
- Camila F. Montebello
- Camila Martinhão Michelotto
- Eduardo Luczinski Junior
- Vinicius Vitti Fonseca
- Douglas Carmo
- Paulo Alberto Simoes
- Daniella Barsante
- Roberta Darim
- Marcos Roberto Geromini
- Chris Cassens
- Mauricio Maia Palma
- Silvano Furlan
- Patrícia Cn
- Mauricio Kazuo Taniguti
- Thais Fornicola Neves
- Ju E Ti Fernandes
- Juliana Caldeira
- Vitor Amaral
- Catherina Amaral
- Fernando Thomaz
- Fábio Cordó
- Márcio Freitas
- Lilian Cabral Simioni
- Camila Martins Gerhardinger
- Ricardo Manzo
- Aldo Soares Paulino
- Juliana Furlan
- Vania Lourenço
- Ana Helena Machado Costa
- Marcelo Capretz
- Carmen Priscila Fazio
- Rodrigo Yukio Ieto
- Fernando Bado
- Fabio Mota

Agradecimento pelas mensagens de parabéns de 1 mês do Luca

Nesse post eu estou replicando todas as mensagens que o Luca recebeu (por e-mail ou por Facebook) parabenizando-o por completar 1 mês de vida ontem. A idéia é deixar as mensagens registradas para o Luca. Obrigado a todos que se lembraram dele!!!

- Rubens Dosualdo: Parabens Luquinha pelo aniversario de 1 mês. São os votos de felicidades do vovô Bi  e vovó Maria.
- Maria Aida Pinto Campos: Parabéns Luca!!!!Estamos morrendo de saudades do nosso Tatu-Bolinha, saúde e muita riqueza de bondade no seu coração. Vovó Aida e Vovô Cássio.
- Leonardo Fonseca Alves: Parabéns Luca...parabéns Marcela e Dosualdo. Felicidades para toda a família.
- Daniel Ribeiro de Castro: Parabéns para o pequeno grande tricolor!!!
- Marcio Dutkiewcz: Parabéns à família!!!!!
- Edwillie Cardoso: Luca! Parabéns! Que vc continue a mostrar a beleza da vida!
- André Dosualdo: Olá Daniel, PARABÉNS pelo Luca! Forte Abraço!
- Gustavo Freitas: Parabéns Daniel Dosualdo ! Tudo de bom para a família. Grande abs.
- Giovana Chimello Ferreira Silveira: PARABÉNS, LUCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que linda foto!!!!!! Queridos Daniel, Marcela e Luca, desejo muitas felicidades à vocês!!!!!! Beijos, Tia Gi.
- Isabela Ávila: Um mês do nascimento do nosso afilhado Luca, parabéns!! Esse é mais um de muitos momentos de felicidades que ele trará para aqueles que o cercam. Muita saúde é o que desejamos para ele, Daniel e Marcela. Beijos.
- Juliana Caldeira: Parabéns Luca!!!A tia vai te conhecer antes de vc andar,prometo!!!bjao em todos : )
- Maria Amorim: Parabéns Luca! Vc esta lindo! Bjks
- Lucymairy E Sandro Moraes: Parabéns LUCA!!!Que Deus te conceda muita saúde, bênçãos e proteção durante toda a sua vida!!Bjs em todos e muitas felicidades!!:)
- Lílian De Lima Cury: Parabéns, Luca! Que Deus abençoe vc e sua família!! ❤
- Henrique Campos Franco: Parabéns para o meu sobrinho e afilhado, apesar de ainda não o conhecer pessoalmente, o titio já é apaixonado por você, um beijinho no coração!!!
- Juliana Furlan: “Hoje vai ser uma festa. Bolo e guaraná, muito doce pra você. É o seu aniversário... Vamos festejar e os amigos receber. Mil felicidades e amor no coração... Que a sua vida seja sempre doce e emoção. Bate, bate palma que é hora de cantar. Agora todos juntos vamos lá... Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia... Que dia mais feliz!”. Parabéns Luca! Um mundo de coisas maravilhosas para você! Beijos
- Marianne De Oliveira Costa: Parabens p/ Luca e p/ pais coruja! Grande produção, hein! Tá lindão! Bjss
- Lucas Brino G. Freitas: faltou um "S" pra ser craque de futebol .. hehehe .. parabens garoto!
- Miriam Cruz: Que Deus abençoe muito o Luca!! Familia linda e a felicidade esta estampada nesta foto. Bjs
- Denise Domingos Dosualdo: Foto linda.Parabens.
- Cláudio Franco Mejorado: Que Deus abençoe o Luca! Daniel e Marcela parabéns pelo lindo garoto. Ah, e Daniel, deixa o menino escolher o time, hein? Grande abraço.
- Juliana Furlan: Complementando, que familia linda! Bjooo
- Marcos Domingues: Parabéns pelo filhão Daniel!!! Tudo de bom pros cês!!!
- Cristina Campos Guimarães: Parabéns para o Luca e para vocês também. Bjos Titi

domingo, 29 de janeiro de 2012

1 mês de Luca e visita dos "mineiros" - Parabéns Filho!!!

Hoje o Luca completou 1 mês de vida!!! Mas antes de mais nada, vamos contar como foi o dia de hoje. Logo pela manhã recebi a incubêmcia de ir ao supermercado com uma lista gigantesca a tiracolo feita pela mãe do Luca. Acho que fiquei mais de duas horas em dois supermercados para conseguir comprar toda a lista feita pela Marcela :-( Na volta do supermercado passei em uma padaria para comprar um bolo para comemorar 1 mês de vida do Luca (nesse caso o bolo é para os pais mesmo, já que o Luca ainda não pode passar nem perto do mesmo).

Depois fomos almoçar com os "mineiros" no Restaurante do Lago, que fica na estrada de Piracicaba para Águas de São Pedro. Os mineiros são amigos da empresa que também são de Minas Gerais, assim como a Marcela: o Felipe e a esposa dele Ana, e o André com a esposa dele Rosi (tem ainda o terceiro casal mineiro, o Léo e a Laura, mas que dessa vez não compareceram).



Depois do almoço, chamei eles para que fossem em casa para comemorar conosco o primeiro mês de vida do Luca, cantar o parabéns e comer bolo. Fizemos como manda o figurino: acendemos velinha, cantamos parabéns (baixinho, porque na hora do parabéns o Luca estava dormindo), apagamos velinha, etc.



Apesar de não ter havido festa "oficial" de 1 mês, o bolo Ferrero Rocher estava muito bom e, caso alguém venha visitar o Luca essa semana, poderá saborear do mesmo também :-)

sábado, 28 de janeiro de 2012

30 dias de Luca - Visita do "amigo-chefe" e churrasco de aniversário do "Leitão"

Hoje recebemos a visita do "amigo-chefe" Fábio Mota e da esposa dele, a "Denise Shigueo Abe", que mora em São José dos Campos. Eles vieram em casa conhecer o Luca e ficaram por um tempo aqui conversando e colocando o papo em dia, já que a Denise estava meio desaparecida ultimamente. São eles na foto abaixo e, antes que alguém peça para eu confirmar, sim, o meu chefe é o "afro-japonês" de 1,5 metro da foto :-) Não é "puxa-saquismo" não, mas o Mota é um cara 100% tanto no trabalho quanto no convívio pessoal, que já conheço há algum tempo e com quem trabalhei também na empresa anterior, além de também ser Tricolor. Os únicos problemas dele é que ele não pode beber meia lata de cerveja que já fica "entorpecido" e ele também não pode ver uma lata de Pringles pela frente. Já a Denise é um exemplo de pessoa controlada cuja preocupação principal é sempre evitar de ir às compras para não gastar e, assim, economizar o dinheiro do casal :-) Inclusive estava pensando seriamente em pedir para que ela desse alguns conselhos para a Marcela no quesito compras, mas acabei me recordando da célebre frase da Denise dizendo que a Marcela é a consultora financeira dela...


À tarde fomos (eu, Marcela, Luca, Mota e Denise) para o churrasco de aniversário do Leitão, vulgo João Henrique. No churrasco estavam, além de nós 5, ele e a esposa Fernanda (grávida de quase 8 meses do Mateus); o "Japonês-buxa" Higashi e a namorada Priscila; os pais do João; os sogros dele e a avó da Fernanda. De todos eles, apenas o João e a Fernanda já conheciam o Luca, visita essa que foi registrada nesse blog algumas semanas atrás. Na primeira foto abaixo estão a Priscila, Japonês, João e Fernanda. Já na outra foto abaixo são os pais do João ("seu Jão" e dona Elza).


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os livros de bebê

Durante a gravidez da Marcela compramos 2 livros sobre gravidez e bebê, que já referenciei algumas vezes em posts anteriores. Esses livros nos foram recomendados por amigos e parentes. Como algumas pessoas me perguntaram quais livros eu e a Marcela havíamos lido, então resolvi escrever esse post para falar rapidamente sobre os livros e dar a nossa opinião (minha e da Marcela). O ideal seria ter livro o livro antes de Luca nascer, mas acabamos mesmo lendo mais após o nascimento dele (isso não é novidade, já que o quartinho dele, por exemplo, conforme descrito em um post anterior, só ficou pronto após o nascimento do Luca).

O primeiro livro que compramos foi "Filhos", que é um livro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele possui dois "exemplares", sendo o primeiro que trata de assuntos da gravidez aos 2 anos de idade, e um segundo que trata de assuntos dos 2 aos 10 anos de idade.


O segundo livro que compramos foi "A Vida do Bebê", do Doutor Rinaldo De Lamare, que é um dos mais tradicionais livros que abordam os assuntos gravidez e bebê.


Os dois livros foram e têm sido úteis em algumas ocasiões, mas considero o primeiro (Filhos) um pouco mais dinâmico para leitura, sendo que o outro (A Vida do Bebê) achamos (eu e a Marcela) a leitura um pouco mais "massante". De qualquer forma, apesar de ajudar em certas ocasiões (principalmente para consultas e aprendizado de alguns termos), a gente acaba aprendendo mesmo é "na marra" no dia-a-dia.

29 dias de Luca - Meu segundo banho seguido de soneca com Luca

Hoje, ao chegar do trabalho, fui passear com o Raí no condomínio, já que eu havia passeado apenas 1 dia essa semana com ele. Quando cheguei do passeio, tomei meu banho e depois fui dar banho (meu segundo banho) no Luca, pois a Marcela disse que ele tinha chorado bastante de cólica durante o dia e acabou não dando banho mais cedo nele, como de costume. No primeiro banho que eu havia dado nele não tinha essa "redinha" dentro da banheira conforme mostram as fotos abaixo, que ajuda bastante no banho, já que para mim o mais difícil no primeiro banho tinha sido segurar o Luca para dar o banho.



Depois do banho, eu e o Luca fomos tirar uma soneca juntos na cama minha e da Marcela. Eita soninho gostoso hein papai...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

28 dias de Luca - Meu segundo "alvará" e meu companheiro de Sportscenter

Nessa quinta-feira eu fiz uso do meu alvará da semana (meu segundo alvará) para jogar futebol aqui em Piracicaba. Devido ao "dilúvio" de ontem, que acabou atrapalhando o futebol, acabei transferindo meu alvará para hoje. Apesar de estar chovendo novamente, dessa vez a chuva estava mais fraca e permitiu que houvesse jogo. Quem lê esses posts falando sobre jogar futebol, até parece que são craques que jogam futebol aqui em Piracicaba :-)

Chegando em casa, tomei o merecido banho e fui ficar com o Luca para matar a saudade do dia. Fiquei na sala assistindo televisão com ele na minha frente apoiado em uma almofada. Assistimos ao programa Sportscenter na ESPN Brasil e ele ficou "acordadão" durante o programa, principalmente quando falou sobre nosso querido Tricolor (nosso = meu e dele). Olhem só a carinha de preocupação dele nas fotos abaixo quando estava falando as notícias do São Paulo e falou que a contratação do Nilmar ainda não havia sido concretizada :-)



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

27 dias de Luca - "Hibernate mode"

Nessa quarta-feira eu estava com meu segundo alvará para jogar futebol, mas acabou não "rolando". Combinamos de jogar no Alphaville, que é o condomínio onde eu e a Marcela compramos um terreno para construir nossa casa aqui em Piracicaba e que fica muito próximo à empresa onde trabalhamos. No entanto, poucos minutos antes do jogo começar, São Pedro resolveu enviar uma chuva daquelas. A foto abaixo foi tirada pouco antes do horário que estava marcado o futebol e parece até desenho, pois a nuvem negra estava exatamente em cima do lugar onde iríamos jogar :-(


Mas tudo bem, já que não iria "rolar" o futebol, resolvi ir direto para casa para poder passar mais tempo com o Luca. Cheguei em casa em torno de 20hs e ele estava no colo da Marcela. Então ele começou a chorar e eu o peguei no colo para tentar fazer ele parar de chorar. Não é que ele dormiu e está dormindo até agora, que são quase meia-noite?? Dessas 4 horas, aproximadamente 3 ele ficou no meu colo e inclusive ele nem se deu ao luxo de acordar para ver o segundo jogo do São Paulo no Paulistão. De qualquer forma, ele estava junto comigo e provou pela segunda vez ser pé-quente, pois ganhamos de 3x2 do poderoso Oeste de Itápolis :-)

O que mais chamou a atenção é que o Luca costuma mamar de 3 em 3 horas e a última mamada dele foi em torno de 19hs, segundo a Marcela. Ou seja, ele está "hibernando" há aproximadamente 4 horas e sem mamar há quase 5 horas!!! Será que o colo do papai é tão bom assim?? :-) De qualquer forma, fiquei um pouco triste com o "hibernate" dele por praticamente não tê-lo visto acordado...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fraldas

Um dia desses eu estava conversando com a Marcela sobre fraldas e ela me falou que troca a fralda do Luca em torno de 8 vezes ao dia. Fazendo uma conta rápida, em um ano, o Luca irá utilizar quase 3.000 fraldas!!! Quando fiz essa conta, pensei até em abrir um negócio de fraldas, mas desisti logo em seguida :-)

No chá de fraldas que fizemos para o Luca em novembro do ano passado, ganhamos quase 1.500 fraldas dos amigos e parentes, ou seja, quase metade das fraldas que o Luca irá utilizar no seu primeiro ano. Pedimos para praticamente todos os que foram convidados para o chá de fraldas que trouxessem fraldas tamanho M, que é a mais utilizada. A RN praticamente não usa (a não ser que o bebê nasça prematuro ou muito pequeno) e o Luca, mesmo com menos de 1 mês, já utiliza há um bom tempo a fralda tamanho P.

By the way, as fraldas que nos foram recomendadas e o Luca utiliza são a Pampers e a da Turma da Mônica "Soft Touch". Realmente as duas são muito boas e também recomendamos. O Luca se acostumou com as duas e costumamos alternar entre uma e outra.


26 dias de Luca - Começou a "amarelar" e Luca "noveleiro"

Hoje, diferentemente de ontem, a Marcela falou que o Luca praticamente não deu trabalho durante o dia. A primeira parte do título do post (Começou a amarelar) não significa que o CUrintia estreou hoje na Libertadores não (by the way, a eliminação deles na Libertadores é a única alegria garantida no futebol nesse ano de 2012). "Começou a amarelar" foram as evacuações do Luca, que até então tinham uma coloração mais verde-escura. De acordo com o pediatra, quando está verde-escura significa que o bebê está tendo cólica e, quando vai "clareando", indica que a cólica está diminuindo. Inclusive isso poder ser uma das justificativas para o Luca ter ficado mais tranquilo hoje. Obviamente não bati e não vou colocar no blog nenhuma foto que comprove o que estou falando :-)

Agora à noite eu, a Marcela e o Luca ficamos na sala assistindo a novela das 9 (que antigamente era novela das 8) "Fina Estampa". Curioso que estávamos todos no sofá e, quando o Luca ameaçava chorar, nós virávamos ele para o lado da televisão e ele parava imediatamente de fazer careta de choro, como se estivesse gostando de assistir a novela. Acho que talvez esteja no sangue, já que tanto a mãe quanto o pai dele gostam de assistir novela :-) Na verdade meu gosto pelas novelas vem desde a época da faculdade, quando morávamos em 9 pessoas em uma casa em São Carlos. Na casa existiam duas "facções" que disputavam a televisão no final do dia, sendo que uma facção, da qual eu fazia parte, queria assistir Malhação (affff) e a outra facção queria assistir Cavaleiros do Zodíaco (affffffff com mais F ainda). Mas tudo bem, não tenho vergonha de dizer que gosto de assistir novela. Voltando ao Luca, olhem só a carinha dele para comprovar o que estou dizendo...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

25 dias de Luca - Muita cólica ou saudade do papai?

Hoje a Marcela falou que o Luca deu bastante "trabalho" e chorou quase o dia todo, tendo começado em torno de 10hs da manhã. Ela disse que tentou todas as posições, remédios, etc., mas que nada acalmava o Luca. A Sandra, que trabalha conosco, também tentou algumas alternativas para acalmar o Luca, mas também em vão. O palpite é que tenha sido a tal da cólica atacando novamente, mesmo porque a Marcela falou que ele não "evacuou" (bonita palavra né?) nenhuma vez ao dia. Ele só sossegou em torno das 17hs, quando a Marcela colocou-o no "Mamaroo" e ele acabou pegando no sono.


No entanto, desde o momento em que cheguei do trabalho, ele praticamente não chorou. Assim sendo, será que realmente era cólica ou saudade do papai?? :-) O papai chegou, ficou com ele no colo, trocou a fralda e babou bastante... Agora a noite ele estava usando a roupinha de safári, igual à decoração do quartinho dele.


E esse "zoião" aberto olhando para o papai e a mamãe?? Não é uma lindeza??

domingo, 22 de janeiro de 2012

Luca e Raí

Muitas pessoas me perguntam como está o Raí após o nascimento do Luca. Obviamente ele acabou perdendo espaço, já que até então ele era soberano aqui em casa. O que temos feito, como a Marcela não pode ficar longe do Luca, eu tenho procurado dar atenção ao Raí para ele não ficar triste (na verdade não mudou muita coisa...). Acho que vem um pouco da raça, mas o Raí é bastante carente e gosta de atenção o tempo todo. Na verdade para o Raí, basta ele estar perto da gente que ele já fica feliz.


O Raí é super amoroso e muito bobão, sendo que ele não estranha ninguém (ninguém mesmo!!!). Como segurança da casa ele não serve de nada, já que pode entrar qualquer pessoa em casa que ele sai pulando para brincar (isso de aplica para lixeiro, homem do gás, carteiro, etc.). No entanto, ele é meio "Shrek-ogro-destrambelhado" e não tem muita noção do tamanho dele (da última vez que o pesamos, ele estava com 35kg). Por isso, nesses primeiros dias estamos evitando um pouco de ele ficar perto do Luca, já que se ele resolve pular ou dar uma pata para brincar, ele poderia machucar o Luca.

Hoje à tarde foi a primeira vez que deixamos ele chegar um pouco mais perto do Luca para "reconhecimento". Ele chegou perto, cheirou um pouco as mãos do Luca, ficou olhando para ele, mas não esboçou qualquer reação "Shrek" que pudesse machucar o Luca. Esse tempo na verdade foi apenas alguns segundos, já que a Marcela estava perto e não deixou que o "reconhecimento" se estendesse por muito tempo.

O Raí acho que não estranhou, mas já o Luca... Olhem só a carinha dele quando viu esse cachorrão perto dele? Fique tranquilo que é seu cachorrão Raí meu filho :-)

24 dias de Luca - "It´s All About Soccer"

O post de hoje é praticamente todo dedicado a futebol, daí o título do mesmo. O único parágrafo que não irá falar sobre futebol é esse primeiro, no qual vou falar rapidamente sobre o primeiro almoço "fora de casa" do Luca. Hoje eu e a Marcela fomos almoçar no restaurante Pavanelli aqui em Piracicaba e estávamos com um pouco de receio do Luca resolver acordar no meio do almoço. No entanto, ele foi educadíssimo e só acordou para mamar quando já estávamos voltando para casa. Muito bem meu filho!!!

Ao chegar em casa, eu, Luca e Raí assistimos juntos à estréia do Tricolor no Campeonato Paulista, que estreou com uma goleada de 4x0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto (tudo bem que o Botafogo não é lá grande coisa, mas sempre é bom estrear o ano com vitória e se for com goleada melhor ainda). De qualquer forma, meu filhão se mostrou um Talismã nesse primeiro jogo!!!


Depois do jogo o Luca tomou banho e colocou o uniforme da Argentina. O Luca assistiu a goleada da final do Mundial Interclubes do Barcelona sobre o Santos, ficou fã do Messi e pediu uma camisa da Argentina de presente :-) Mas o que aconteceu na verdade foi que o meu amigo Antonio Cobo, argentino que trabalhou comigo na minha antiga empresa, me perguntou se o Luca iria usar um presente se ele me enviasse. Eu falei que o único presente que o Luca não usaria seria a camisa do CUrintia, sendo que qualquer outro presente ele poderia usar. Como eu falei está aí o Luca com a camisa da Argentina. Cobo, eu falei que iria colocar a camisa nele, só não podia garantir que ele iria gostar. Pela cara dele na foto abaixo não sei não :-)


Por fim, como o tema do post é futebol, resolvi colocar aqui também uma foto do Luca o dia em que fizemos o penteado "Neymar" nele, que está na moda entre as crianças. Importante ressaltar que o penteado foi feito antes do Luca ver o VT da final do Mundial Interclubes, onde ele ficou decepcionado com a atuação do Neymar e pediu que não fizéssemos mais o penteado Neymar nele :-)

O harém de primas do Luca

O Luca já tem 2 primas, Júlia e Sofia, filhas da minha irmã Debora e do meu cunhado Henrique. São elas na foto abaixo visitando o Luca na semana retrasada aqui em Piracicaba.

Além delas, também está a caminho mais uma priminha, a Manuela (já apelidada de "Manuzinha"), que será a filha do irmão mais novo da Marcela, o Rafa e da esposa dele, a Dani. A Dani está grávida de 13 semanas e estamos todos aguardando para receber mais essa priminha do Luca com muito carinho. A foto abaixo foi tirada no Teatro Amazonas de Manaus, quando eu e a Marcela fomos lá alguns anos atrás visitar o Rafa e a Dani, quando eles ainda moravam em Manaus. Seja muito bem vinda Manuzinha!!!


Além das primeiras de primeiro grau, têm ainda a Ana Beatriz (filha da prima Alessandra da Marcela), a Gabriela (filha da Daniela e do Marcelo, tio da Marcela) e a Catarina (filha da prima Aida da Marcela e do Bruno, que também está a caminho).

Acho que o Luca não vai ter nenhuma priminha para jogar futebol, mas com certeza ele estará sempre muito bem acompanhado!!!

Da Série "Termos e Expressões" - Parte 1

Durante os meses de gravidez da Marcela e durante os primeiros dias de vida do Luca, tenho me deparado com alguns termos e expressões do “metiê” e resolvi compartilhar o significado dos mesmos. Como ainda devo aprender muitos termos e expressões daqui para a frente, estou criando a "Parte 1" dessa série e pretendo escrever outras vezes sempre que tiver novos termos e expressões para apresentar. Procurei apresentar os significados de maneira simples evitando descrições muito técnicas. Segue a primeira lista:

- Fontanela: moleira do bebê (mais simples falar moleira não??).

- Colostro: primeiro leite produzido pela mãe para amamentar o filho. Tem uma cor bem clara, quase transparente e, de acordo com a "literatura", alimenta muito bem o bebê e também age como uma vacina.

- Mecônio: são as primeiras evacuações do bebê (vulgo "fezes"), que possuem uma coloração escura.

- Puericultura: ciência médica que estuda o desenvolvimento infantil. Muitos pais fazem cursos de puericultura antes do nascimento do filho para aprender um pouco sobre o desenvolvimento do bebê, o que não foi o caso meu e da Marcela.

- Icterícia: alteração comum em recém-nascidos caracterizada pela cor amarelada da pele e dos olhos que surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue. Não é considerada uma doença e costuma atingir cerca de 50% dos bebês nascidos no tempo certo. Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz, que consiste em ficar em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal. No caso do Luca, como é o caso da maioria dos bebês, não foi necessária a fototerapia.

- Bilirrubina (como foi referenciada no item acima, resolvi colocar uma descrição rápida do que é a tal "bilirrubina"): pigmento amarelo-esverdeado que é liberados no processo de destruição das hemácias (vulgos "glóbulos vermelhos").

- "Gravidez a termo": essa descrição eu tirei do livro "Filhos", da Sociedade Brasileira de Pediatria. Gravidez a termo ocorre quando o bebê nasce entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas. Gravidez pós-termo quando nasce com 42 semanas completas ou mais (eu confesso que nem sabia que o bebê poderia nascer com mais de 42 semanas). Gravidez pré-termo ou prematura ocorre quando o bebê nasce com menos de 37 semanas e mais de 20-21 semanas completas.

- "Boa pega": a "pega" é a forma como o bebê abocanha os seios da mãe para amamentar. É importante seguir as recomendações dos livros e dos mais experientes para uma "boa pega", sendo que a principal delas é que o bebê deve abocanhar o máximo possível da aréola dos seios da mãe.

- "Boa hora": eu recebi algumas mensagens de amigos desejando uma “boa hora” que significa “tenha um bom parto”. Apesar de não ser um termo técnico, como eu não conhecia a expressão, então resolvi colocar aqui também.

sábado, 21 de janeiro de 2012

23 dias de Luca - "Descoberta" de posição, visita de amigos e aniversário do "Tigrão"

Nesse sábado, como de costume nos dias em que não acordo cedo, logo que o Luca chorou de manhã, ele foi para a nossa cama e ficou no meio da gente no seu colchãozinho. Só não sei se ele gostou muito de eu ter batido essa foto logo cedo - vejam só como ele estava olhando para mim na foto abaixo!!!


No período da manhã, o Luca teve um pouco de cólica e acabamos "descobrindo" uma posição que ele gostou e que já haviam nos recomendado. Ele teve duas crises de cólica fortes pela manhã e, nas duas, ele acabou "sossegando" quando ficou na posição abaixo, em que ele fica de bruços com a cabeça e o corpo apoiados no braço. Como dizem no Facebook, #ficaadica :-)

No entanto, para aqueles que não sabem, o bebê jamais deve ser colocado para dormir sozinho de bruços, pois existe o risco da "síndrome da morte súbita infantil". Quem tiver interesse em saber mais detalhes, pode consultar em http://brasil.babycenter.com/baby/e-seguro/dormir-brucos/.


No período da tarde recebemos a visita dos amigos Agassi (vulgo Fabio Costa), sua esposa Ludimila e a filhinha deles Cecília, que tem pouco mais de 1 ano. A Cecília, além de ser linda, também é uma criança muito simpática e se deu super bem com o Raí. Ela não é um partidão meu filho?? :-)


Pela foto abaixo, acho que não preciso explicar porque o apelido do nosso amigo Fabio Costa é Agassi, certo? Ele também tem outros apelidos, como "Mini-Mim", mas ficou famoso mesmo como Agassi :-)


Por fim, e não menos importante, gostaria de aproveitar e deixar registrado aqui o aniversário do meu pai, o avô paterno do Luca, o "Tigrão" (vulgo Rubens). O apelido Tigrão vem da época de adolescência dele que, pelo que dizem as "más línguas", ele era meio esquentadinho. Parabéns vovô pelos 7.1 (by Luca)!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

22 dias de Luca - Final do período de Operação Assistida

Em TI (Tecnologia da Informação, minha área de formação e que trabalho até hoje), sempre que um grande projeto "entra no ar" (vulgo "go-live"), o período subsequente é chamado de período de Operação Assistida que, por ser o período de maior risco de ocorrer algum problema, geralmente existe uma equipe dedicada acompanhando de perto o dia-a-dia.

No caso do nascimento do Luca, que também pode ser considerado um go-live de um grande projeto de 9 meses, nós também tivemos o período de Operação Assistida, que contou com o suporte dos avós maternos do Luca Aida e Cássio (além da Sandra, que está trabalhando conosco em caráter "full time" desde meados de dezembro). Eles chegaram no dia 31 de dezembro, foram direto para São Paulo na maternidade e depois vieram conosco para Piracicaba, onde ficaram até ontem, quando retornaram para Belo Horizonte. Eles foram embora com bastante "dor no coração" de saudade de todos, principalmente do Luca, primeiro neto deles.


Mas acho que, além do Luca, eles também foram embora com saudade do Raí. Nos primeiros dias o Cássio não deu muita bola para o Raí, mas nos últimos dias dele aqui, os dois pareciam "unha e carne" juntos o dia todo para cima e para baixo. Prova disso é que nas fotos que ele deixou que foram batidas na câmera dele tem várias fotos do Raí!!!


Eu realmente recomendo a todos que tiverem filho e, principalmente se for o primeiro, que contem com a ajuda de alguém experiente ajudando nos primeiros dias após o nascimento. Vou aproveitar esse post e agradecer aos meus sogros por todo o suporte ao longo desses 20 dias aqui em Piracicaba. Minha sogra Aida ajudou bastante a cuidar do Luca e meu sogro Cássio ajudou bastante nas "tarefas domésticas", principalmente na preparação do quartinho do Luca. Ele tem aquele jeito de "reclamão" dele, mas é uma pessoa fantástica que gosto bastante. Obrigado meus sogros e esperamos vocês de volta aqui em breve!!!


A "figura" do padrinho do Luca

O padrinho do Luca é essa figura ímpar/singular/única da foto abaixo (o do meio, é claro). Trata-se do Henriquinho, irmão mais velho da Marcela. Como já diz o ditado, se cunhado fosse coisa boa não começava com a sílaba que começa :-)


Eu sinceramente não sei onde estava com a cabeça quando escolhemos ele para ser padrinho do Luca (acho que a Marcela deve pensar a mesma coisa). Como ele é o irmão mais velho, então decidimos que ele seria o padrinho do primeiro filho, e o Rafael (Rafa), irmão mais novo da Marcela, será o padrinho do segundo(a). Acho que a escolha dele também foi porque ele é uma pessoa problemática e inclusive por isso que minha sogra sempre deu mais atenção para ele do que para os demais filhos :-)

Mas o Henriquinho é um cara CB (sangue bão) demais. É um cara que gosto bastante e sempre nos demos muito bem, desde os tempos em que eu trabalhava em Belo Horizonte e o conheci. Acho que as afinidades por gostar de futebol e de festa/churrasco/bebida também ajudou a nos darmos bem. Apesar de não ser são-paulino, pelo menos é cruzeirense, o que não é tão ruim assim.

Mas dó mesmo eu tenho é da Isabela, esposa dele e madrinha do Luca. O Henriquinho, como eu sempre digo e repito para ele, é "chato demaaaaais"!!! Só mesmo a Isabela para aguentá-lo no dia-a-dia. Essa é a "Santa Isabela", que com certeza um dia será canonizada por aguentar o Henriquinho...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

21 dias de Luca - Segunda consulta ao pediatra e meu primeiro "alvará"

Hoje o Luca foi pela segunda vez ao pediatra, 15 dias após a primeira consulta. O pediatra examinou-o e disse que ele está ótimo!!! O Luca está com 3,540kg e 52,5cm, o que significa que ele ganhou 31,5 gramas por dia, que é um ganho de peso normal nas primeiras semanas (o normal é ganhar entre 20 e 40 gramas). Conversamos bastante com o pediatra sobre diversos assuntos, mas principalmente sobre as cólicas do Luca, sendo que ele resolveu dar uma amostra ao vivo para o pediatra bem no meio da consulta :-) O pediatra recomendou dessa vez dar Tylenol bebe para o Luca no caso de ele ter alguma crise de cólica como a que ele teve no consultório durante a consulta.

Hoje também foi meu primeiro "alvará" após o nascimento do Luca, que aproveitei para retornar ao futebol. Eu utilizei o termo "alvará" de brincadeira, pois a Marcela é super tranquila e não se incomoda que eu faça atividades "pós-trabalho" como futebol e poker. Na verdade eu é quem estou evitando nesses primeiros dias de retorno ao trabalho de fazer essas atividades "pós-trabalho" para poder ficar mais tempo com o Luca e também para ajudar a Marcela.

Quando cheguei do futebol o Luca estava dormindo, mas logo ele acordou e ficou um bom tempo acordado sem chorar, olhando para mim e para a Marcela. Pelo jeito que ele ficou nos olhando, parecia até que ele está começando a nos reconhecer...


Olhem só o "zoião" dele nessa foto!!! Será que o olho dele vai ser claro? Apesar de ser claro, é bastante comum escurecer com o tempo. Vamos aguardar para saber...


Bom, nesse exato minuto eu acabo de ser convocado para ajudar a Marcela em um "banho extra" no Luca, já que enquanto a Marcela estava trocando a fralda dele, ele veio com um super-ultra-mega-hiper jato de xixi e molhou "geral": trocador, cômoda, parede, etc.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

20 dias de Luca - Teste do pezinho OK e visita do "chefe do chefe"

Hoje recebemos o resultado do teste do pezinho do Luca, cujo sangue foi coletado ainda na maternidade. Como todos devem saber, o teste do pezinho é um exame que tem como objetivo detectar precocemente uma série de doenças, entre elas o retardo mental. De acordo com a "literatura", a maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

No caso do Luca, o resultado do teste do pezinho foi OK, sendo que todos os valores estão dentro dos intervalos considerados normais. Amanhã o Luca tem agendada sua segunda consulta no pediatra, na qual levaremos o resultado do exame para ele analisar. Mas como bons pais curiosos, já nos antecipamos e olhamos o resultado do teste :-)

À noite o Francis, com quem trabalhei junto a primeira vez em 2005 na antiga empresa e com quem trabalho atualmente, veio em casa conhecer o Luca. Como ele é "chefe do meu chefe", então conversei com o Luca antes da chegada dele para que ele não chorasse enquanto o Francis estivesse por aqui. Ele até que se comportou por um tempo, mas depois acabou não resistindo :-)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

19 dias de Luca - Mais cólica e o dia em que eu praticamente não pude "curtí-lo"

Hoje a Marcela me contou que o Luca teve bastante cólica durante o dia e deu os "showzinhos" dele com aqueles gritos estridentes. Ela ligou então para o pediatra do Luca, que recomendou outro remédio homeopático: magnésia carbonica com belladona. Ele falou que esse remédio pode ser alternado com o de chamomilla que ele havia recomendado anteriormente. Como era de se esperar, precisei sair correndo do trabalho antes das 19hs para chegar a tempo na farmácia homeopática para buscar o remédio :-(

O pediatra explicou foi que não existe uma receita "mágica" para a cólica, sendo que cada bebê reage de um jeito a um determinado tipo de remédio. Assim, precisaremos testar alguns deles até que a gente consiga identificar aquele que o Luca reage melhor.

Quando cheguei em casa, acho que de tanto que o Luca chorou durante o dia, ele devia estar cansado e estava dormindo. Aliás, ele ficou dormindo por muito tempo, sendo que eu praticamente não pude "curtí-lo". Apenas mais no final da noite que ele acordou para mamar, mas também mamou e voltou a dormir...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

18 dias de Luca e primeiro dia longe do pai dele

Hoje foi o primeiro dia que fiquei longe do Luca, pois retornei ao trabalho após 2 semanas de licença paternidade/férias. Confesso que foi difícil sair de casa de manhã e ter que deixar meu "tesourinho" para trás. Quando saí de casa ele estava acordado e chorando por causa de cólica.

No final do dia cheguei em casa e a Marcela me falou que durante o dia de hoje ele chorou bastante por causa de cólica. Fiquei bastante tempo com ele no colo, sendo que ele intercalava momentos de tranquilidade com momentos de choro. Agora ele está um pouco mais calmo e eu aproveitei para escrever rapidamente aqui no blog. Retornando ao trabalho fica um pouco mais difícil escrever, sendo que eu só tenho o período da noite para ficar com o Luca e, dessa forma, não posso ficar muito tempo escrevendo no blog. Por isso devo ser breve nos posts que vou escrever durante a semana. Segue foto minha segurando o Luca agora à noite em um dos momentos de pausa do choro dele. Que olhão meu filho!!!

domingo, 15 de janeiro de 2012

17 dias de Luca - Susto no meio da noite

Nessa madrugada de sábado para domingo o Luca teve um ataque de cólica muito forte, daqueles em que ele grita de maneira estridente, fica vermelho e se sacode todo. A Marcela estava com ele no colo e me pediu para pegar o remédio homeopático que já estava preparado na cozinha em uma seringa de plástico, que compramos justamente para essa finalidade (dar remédio na boca do Luca). No entanto, não sei se estava com muita pressão, mas eu mal encostei o dedo na seringa e todo o conteúdo do remédio foi direto para a garganta do Luca, que engasgou de uma maneira muito forte que assustou a mim e a Marcela, pois parecia que ele não estava conseguindo respirar e ficou muito vermelho. Depois de alguns segundos batendo nas costinhas dele, ele voltou a respirar normalmente. Acho que de tanto que ele se assustou, ele até parou de chorar depois disso e acabou caindo no sono. No final das contas acabou não sendo nada demais, mas o susto na hora foi grande. Como lessons learned, a Marcela me falou para pingar sempre o remédio na língua dele e também resolvemos não utilizar mais a seringa por via das dúvidas.

Já durante o domingo o Luca esteve mais calmo e chorou apenas algumas vezes quando estava com vontade de mamar, além de uma ou duas vezes por causa de cólica.

A propósito, aqui em Piracicaba, o tempo hoje variou bastante durante o dia. De manhã, quando acordei, estava chovendo bastante e com nuvens escuras por todos os lados. Perto do meio-dia o tempo abriu completamente, as nuvens desapareceram e o sol veio forte, inclusive dando "condições" para utilizar a piscina. Já no final da tarde, novamente as nuvens escuras voltaram e caiu outro temporal!!! Vai entender...

Acabei escrevendo esse post dos 17 dias do Luca um pouco mais cedo (geralmente eu escrevia mais à noite ou na manhã do dia seguinte) porque amanhã é dia de voltar ao trabalho depois de duas semanas de licença paternidade/férias para ficar com o Luca.

Apenas para não deixar o post do dia sem foto, segue mais uma fotinha do Luca.

Pai de Segunda Viagem?

Outro dia, conversando com a Marcela, comentei que para nosso segundo filho(a), que pretendemos ter mais para a frente, eu não pensava em escrever em blog, já que o que motivou a criação do blog foi justamente o fato de eu ser um pai de primeira viagem na gravidez do Luca e que estaria passando por experiências inéditas. No entanto, fui veementemente repreendido e recebi a notificação de que não posso fazer preferência por um filho em detrimento de outro (o que na verdade não é o caso, a questão é muito mais a novidade por ser o primeiro filho e não por ser o Luca).

Mas conversando com algumas pessoas descobri que muitos “segundos” (ou terceiros, etc.) filhos acabam apresentando problemas durante a infância/adolescência por se sentirem lesados pelo fato de os pais terem feito algo para o primeiro filho e não terem repetido a dose para ele. Muitos pais acabam levando a culpa por isso sem terem tido nenhuma intenção de beneficiar o primeiro filho, mas em alguns casos o segundo filho leva consigo alguma mágoa por ter se sentido prejudicado.

Assim sendo, como não quero que isso aconteça, provavelmente precisarei criar um outro blog “Pai de Segunda Viagem” para contar as histórias da gravidez e nascimento do segundo filho(a). Mas para não ficar repetitivo, até que isso aconteça, vou pensar em alguma alternativa para fazer algo diferente para o segundo filho(a). Só espero que o “diferente” não faça com que o Luca se sinta prejudicado por achar que o segundo foi beneficiado :-)

16 dias de Luca - Primeiro manto tricolor

Nesse sábado o Luca, por opção dele, vestiu o primeiro manto tricolor de muitos que ele virá a usar ao longo de sua vida. Meu filho não ficou lindo com o body e a meinha do São Paulo? A propósito, diversas vezes o Luca já provou que curintiano ele não será, pois mesmo a gente insistindo, ele se recusa a arrotar após mamar :-)




No final da tarde, o Garganta (vulgo Thiago), amigo de São Carlos cuja família é de Piracicaba, veio conhecer o Luca. Esse indivíduo, com o chapéu na foto abaixo (não sei de onde ele tirou essa idéia), foi uma das pessoas referenciadas no post "Luca Chico Bento" porque é um piracicabano com um dos sotaques mais "carregados" que já conheci.


À noite fomos (eu, Marcela, Luca e os avós Cássio e Aida) jantar no Sushido, restaurante japonês aqui de Piracicaba. O Luca até que se comportou bem, sendo que a Marcela precisou interromper um pouco o jantar apenas para ele mamar.

sábado, 14 de janeiro de 2012

15 dias de Luca e 5 anos de casamento dos pais dele

Nessa sexta-feira o Luca completou 15 dias, enquanto eu e a Marcela completamos 5 anos de casamento (nos casamos em 13/01/2007). Nenhum presente de casamento poderia ser melhor do que aquele que recebemos no final do ano, que inclusive é o motivador da criação desse blog. Como sair de casa com o Luca ainda não é uma tarefa muito simples, optamos por ficar em casa e comemorar aqui mesmo abrindo um Prosecco.


No entanto, em meio às comemorações dos 5 anos de casamento, acabamos nos descuidando um pouco do Luca e ele pegou pesado demais na comemoração. Quando vimos, ele já estava dormindo após beber todas :-)


Gostaria de aproveitar a ocasião e dizer para o meu amor, Marcela, que está sendo uma mãe maravilhosa para o Luca, que eu a amo mais a cada dia que passa!!! Aproveitei esse post para colocar algumas fotos do nosso casamento, que nem parece que foi há 5 anos...