terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Enzo nasceu!!!

Hoje a Marcela já acordou com dores sinalizando que havia chegado o dia do nascimento do Enzo. Tomamos café da manhã rapidamente no hotel e voltamos para o quarto para pegar as coisas da Marcela e do Enzo, que já estavam praticamente prontas. Nesse meio tempo ligamos para a Doutora Alessandra, que é a obstetra que ficou com a incumbência de fazer o parto do Enzo na ausência da Doutora Ingrid e pedimos para que ela já se encaminhasse para o hospital. A Doutora Ingrid é a obstetra da Marcela e com quem ela fez todo o pré-natal, mas ela viajou com a família para o exterior e já sabíamos que ela não estaria em São Paulo no parto. Liguei também para o amigo Fabio Costa (vulgo Agassi) e perguntei se ele poderia ficar com o Luca para que eu pudesse acompanhar a Marcela durante o parto, e ele confirmou que poderia ficar sim.

Em torno de 10hs pegamos então as coisas, deixamos o Luca no apartamento do Fabio, que fica relativamente próximo ao Einstein e então fomos para o hospital. No caminho do hospital a Marcela se queixou muito de dores e eu cheguei a pensar que o Enzo pudesse nascer no carro pelo jeito que ela gemia de dores :-) Chegamos rapidamente no Einstein e já solicitei a cadeira de rodas para a Marcela, que a essa altura já não estava em condições de andar.

Logo encontramos a Doutora Alessandra e fomos para um quarto no hospital onde ela examinou pela primeira vez a Marcela. A idéia era que o Enzo nascesse de parto normal, assim como foi o Luca. No entanto, a Doutora Alessandra examinou a Marcela e disse que ela estava com apenas 1 dedo de dilatação, o que ainda é muito pouco para se fazer um parto normal. Pelo fato de que a Marcela estava com muitas dores, mas com pouquíssima dilatação, a Doutora Alessandra desconfiou que o Enzo pudesse ter feito mecônio dentro da barriga, o que realmente se confirmou quando ela estourou a bolsa e verificou o líquido verde-escuro que caiu. O mecônio são as primeiras fezes do bebê e, quando ele faz dentro da barriga, constitui uma situação de risco porque o bebê pode aspirar esse mecônio, o que é altamente prejudicial. Para quem tiver mais interesse em sabe sobre mecônio pode consultar em http://www.tuasaude.com/meconio/. Após a confirmação do mecônio, a Doutora Alessandra disse então que deveria ser feita a cesariana já naquele momento, que devia ser umas 10:45hs.

Na hora a Marcela ficou um pouco chateada porque ela queria o parto normal, mas tentei consolá-la dizendo que o mais importante era o Enzo nascer com saúde. Logo chegou o anestesista para aplicar anestesia na Marcela, que estava realmente com muitas dores e, em seguida, começaram os preparativos para a realização da cesariana. Nessa hora fui me trocar para acompanhar o parto e fiquei em uma sala esperando me chamarem, o que ocorreu umas 11:45hs mais ou menos. Entrei na sala, vi que a Marcela a esse momento estava tranquila, e logo depois, exatamente às 11:57hs nasceu o Enzo com 3,510kg e 49cm!!! Mesmo não tendo sido a primeira vez, a sensação foi a mesma do nascimento do Luca, e novamente não consegui conter as lágrimas quando vi o Enzo.

Acompanhei então os procedimentos pós-parto na sala do parto e depois fui junto com a enfermeira para outra sala onde foi feita a pesagem e medição "oficiais" do Enzo.


Logo a enfermeira deixou a sala e eu fiquei alí "babando" no Enzo, assim como já tinha feito quando o Luca nasceu. Tive nesse momento a companhia do "cara da filmagem", que havia filmado o parto e estava alí fazendo algumas filmagens do Enzo. Aproveitei a presença dele e pedi que tirasse algumas fotos minha com o Enzo.


Alguns minutos depois, ao ver que estava tudo bem, liguei então para os avós do Enzo para dizer que ele havia nascido, e que ele e mamãe passavam bem. A foto abaixo foi a primeira foto enviada para os avós, amigos mais próximos e também a primeira foto do Enzo publicada no Facebook!!!


Nesse meio tempo de chegada no hospital, constatação do mecônio e parto, recebi as fotos abaixo da Ludmila, esposa do Fabio Costa, mostrando que estava tudo bem com o Luca, que se divertia com as filhas deles Cecília e Helena. Aproveito aqui para deixar registrado o agradecimento ao Fabio e à Ludmila, que cuidaram com carinho do Luca e me possibilitaram acompanhar o parto ao lado da Marcela. Muito obrigado!!!



Algum tempo depois levaram o Enzo na sala de parto para a Marcela "conhecê-lo" e também para a primeira amamentação. Pela cara da mamãe, tenho certeza que ela também estava com a mesma sensação do nascimento do Luca. Nesse momento ficamos sabendo que o Enzo havia sofrido um pequeno corte abaixo do olho direito durante a cesariana por causa da posição dele e que provavelmente seria necessário dar alguns pontos para fechar o corte. Ficamos um pouco assustados com a necessidade de pontos em um bebê que acabara de nascer, mas concordamos com o procedimento se era o que precisava ser feito. Chamaram então um cirurgião plástico especialista em bebês/crianças, que disse que seria necessário dar um ponto interno e também seria utilizada uma cola "Super Bonder" própria para colar a pele.

Em torno de 15hs o Enzo chegou no quarto do Einstein em que ficará com a Marcela até o dia da alta e foi quando bati a foto abaixo dele já com roupinha.


Percebendo que estava tudo tranquilo, liguei para o Fabio Costa e fui então buscar o Luca na casa dele para ele conhecer o irmão, sendo que já era final de tarde. Chegamos no hospital e o Luca conheceu o irmão, mas acabou não interagindo tanto com ele, já que o Enzo ficava no quarto para mamar, mas logo depois era levado novamente para o berçário do hospital. De qualquer forma, a primeira impressão da receptividade do Luca foi positiva. Vamos ver amanhã!!!


No final da tarde recebemos a visita do amigo Benny Finzi, com quem trabalhei na antiga empresa. Além de conhecer o Enzo, aproveitamos para colocar o papo em dia. Apesar de palmeirense, o Benny é gente finíssima.


À noite, voltei com o Luca para o hotel, pois como saímos na correria de manhã e não tínhamos certeza de que o Enzo nasceria hoje, nem fizemos check-out. Como a Marcela estava cansada do parto e demais ocorrências do dia, decidimos então que eu dormiria com o Luca no hotel para ela descansar, pois não sabíamos como o Luca iria se portar no hospital durante a noite. Acabou que passamos a virada do ano separados, mas foi por uma boa causa e amanhã já estaremos todos juntos novamente iniciando mais um ano, agora já com a família maior com a presença do Enzo.

Para completar o dia, na hora de dormir falei para o Luca na cama “Te amo Luca” e ele respondeu “Te amo papai”. Dei um beijo nele e fomos dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário