quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

12 dias de Luca - Dia de Cólica (então vamos aproveitar e falar do assunto)

Nessa terça-feira o Luca teve bastante cólica durante o dia e, por isso, acabei resolvendo falar de uma vez sobre o assunto cólica.

A cólica do nenê é um assunto que amedronta os pais de recém-nascidos e já têm amedrontado a mim e a Marcela também em tão pouco tempo. Em um dos livros que compramos para entender um pouco do período da gravidez e dos primeiros meses de vida do nenê (Filhos, da Sociedade Brasileira de Pediatria), ensina como identificar quando o nenê está com cólica e também alguns procedimentos a serem realizados para tentar parar/minimizar a dor do nenê (e, conseqüentemente, dos pais):

Sintomas da cólica:

- Choro violento emitindo gritos agudos e altos (agudos e altos meismo, como dizem os cariocas);
- Faz extensão e flexão rítmica das pernas (realmente o Luca fica se contorcendo todo);
- Fica com a face vermelha (quase roxa);
- Não aceita alimentação (alimento nesse momento trata-se apenas do leite da mãe).

De qualquer forma, se o nenê estiver com cólica, garanto que não tem como não saber que se trata de cólica. No caso do Luca, por exemplo, se alguém ouvi-lo chorando nos momentos de crise da cólica, com certeza vão achar que estamos espancando-o.

O livro também ensina algumas técnicas para ajudar a aliviar os sintomas da cólica:

- Massagem abdominal (conosco ainda não deu muito certo);
- Compressas mornas na barriga do bebê (essa técnica já funcionou com o Luca algumas vezes);
- Colocar o bebê deitado de bruços sobre seu peito ou barriga (diz no livro que é para aquecer a barriguinha do bebê) - esse também já funcionou uma vez (apesar de ser um espaço amostral pequeno, funcionou);
- Levar o bebê ao colo na posição de bruços apoiando o abdome dele em suas mãos (também já funcionou).

Além das dicas acima, o pediatra nos indicou um remédio homeopático de camomila e também um outro remédio alopático chamado Mylicon (o primeiro já ajudou algumas vezes, mas o segundo compramos hoje e ainda não utilizamos). No entanto, esse remédio alopático ele indicou não ficar utilizando a todo momento, ou seja, "aprecie com moderação".

De qualquer forma, a minha impressão nesses primeiros dias de vida do Luca é que quando a cólica está no "pico", parece que não tem nada que realmente funcione de maneira eficaz.

Em relação à posição de ficar deitado de bruços, em uma das crises do Luca colocamos ele nessa posição estilo "tartaruga" e funcionou bem.


Outra coisa que ajudou em uma das crises do Luca foi colocá-lo no "Mamaroo", aquela cadeirinha que compramos que fica imitando os movimentos da mãe. Só por ter funcionado dessa vez já valeu a pena ter comprado a cadeirinha!!!


Bom, agora que esse post já serviu bastante de utilidade pública, vamos falar um pouco mais seriamente sobre a cólica. A pobre da cólica acaba sendo o bode espiatório quando o bebê está chorando muito e ninguém sabe exatamente o que ele tem (afinal, ele ainda não se pronuncia). No próximo parágrafo serei um pouco nerd para não deixar tristes meus amigos formados em computação, já que TI é minha área de formação (não contente em fazer Graduação em Computação, depois ainda fiz Mestrado na área). Apesar disso, não sou nerd de computação e, acreditem se quiser, nunca vi nenhum filme Star Wars ou similar (acho que o mais nerd que cheguei foi Matrix). De qualquer forma, quem não quiser ler bobagem de computação, simplesmente pare a leitura por aqui e esqueça o último parágrafo.

No caso de programação de computadores a cólica seria o último ELSE de um conjunto de IFs aninhados ou então seria o DEFAULT de um CASE. Vamos tentar montar rapidamente um algoritmo (uma classe simples em Java) para tentar demonstrar o que estou querendo dizer:

public class NewBornBehavior {
  public static void main(String args[]) {
  if (nenê dormindo) {
    System.out.println("Deixa ele quieto, não o incomode");
  } else
     if (nenê acordado e quietinho) {
       System.out.println("Deixa ele quieto, não o incomode");
     } else
        if (nenê chorando) {
          System.out.println("Peça para a mãe tentar amamentá-lo");  
        } else
           if (nenê mamando) {
             System.out.println("Deixa ele mamando quieto, não o incomode"); 
           } else
              if  (nenê não quis mamar) {
                System.out.println("Tenta pegá-lo no colo e chacoalhá-lo"); 
              } else
                 if (chacoalhada no colo deu certo) {
                   System.out.println("Continue chacoalhando e não pare");
                 } else
                    if (chacolhada não deu certo) {
                     System.out.println("Ferrou - é cólica!! Tente um dos métodos acima, mas nada é garantido!!");
                    }
}

C.Q.D. (Afff)


2 comentários:

  1. Daniel, o que funcionou muito bem pro Lucas foi a masssagem Shantala. Já ouviu falar? É muito bom mesmo, até pro desenvolvimento psico-motor do bebê. Eu aprendi a fazer pesquisando na internet mesmo.

    Algumas pessoas recomendam começar com 1, outras desde o nascimento... Na dúvida comecei com 1 mês mesmo. Mas era ótimo pra ele!

    Teve até uma vez que ele ficou 2 dias sem fazer cocô e 10 minutos após uma Shantala, adivinha?

    Vale a pena tentar, na pior das hipóteses nos aproxima do bebê!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, eu e a Marcela não conhecemos não, mas vou pesquisar na Internet para saber mais a respeito. Obrigado pela dica. Beijo, Daniel.

    ResponderExcluir