domingo, 22 de janeiro de 2012

Da Série "Termos e Expressões" - Parte 1

Durante os meses de gravidez da Marcela e durante os primeiros dias de vida do Luca, tenho me deparado com alguns termos e expressões do “metiê” e resolvi compartilhar o significado dos mesmos. Como ainda devo aprender muitos termos e expressões daqui para a frente, estou criando a "Parte 1" dessa série e pretendo escrever outras vezes sempre que tiver novos termos e expressões para apresentar. Procurei apresentar os significados de maneira simples evitando descrições muito técnicas. Segue a primeira lista:

- Fontanela: moleira do bebê (mais simples falar moleira não??).

- Colostro: primeiro leite produzido pela mãe para amamentar o filho. Tem uma cor bem clara, quase transparente e, de acordo com a "literatura", alimenta muito bem o bebê e também age como uma vacina.

- Mecônio: são as primeiras evacuações do bebê (vulgo "fezes"), que possuem uma coloração escura.

- Puericultura: ciência médica que estuda o desenvolvimento infantil. Muitos pais fazem cursos de puericultura antes do nascimento do filho para aprender um pouco sobre o desenvolvimento do bebê, o que não foi o caso meu e da Marcela.

- Icterícia: alteração comum em recém-nascidos caracterizada pela cor amarelada da pele e dos olhos que surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina no sangue. Não é considerada uma doença e costuma atingir cerca de 50% dos bebês nascidos no tempo certo. Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz, que consiste em ficar em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal. No caso do Luca, como é o caso da maioria dos bebês, não foi necessária a fototerapia.

- Bilirrubina (como foi referenciada no item acima, resolvi colocar uma descrição rápida do que é a tal "bilirrubina"): pigmento amarelo-esverdeado que é liberados no processo de destruição das hemácias (vulgos "glóbulos vermelhos").

- "Gravidez a termo": essa descrição eu tirei do livro "Filhos", da Sociedade Brasileira de Pediatria. Gravidez a termo ocorre quando o bebê nasce entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas. Gravidez pós-termo quando nasce com 42 semanas completas ou mais (eu confesso que nem sabia que o bebê poderia nascer com mais de 42 semanas). Gravidez pré-termo ou prematura ocorre quando o bebê nasce com menos de 37 semanas e mais de 20-21 semanas completas.

- "Boa pega": a "pega" é a forma como o bebê abocanha os seios da mãe para amamentar. É importante seguir as recomendações dos livros e dos mais experientes para uma "boa pega", sendo que a principal delas é que o bebê deve abocanhar o máximo possível da aréola dos seios da mãe.

- "Boa hora": eu recebi algumas mensagens de amigos desejando uma “boa hora” que significa “tenha um bom parto”. Apesar de não ser um termo técnico, como eu não conhecia a expressão, então resolvi colocar aqui também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário